A história por trás da lâmpada LED
- IVM Engenharia Elétrica
- 2 de set. de 2021
- 2 min de leitura
As lâmpadas LED estão em toda parte, são indispensáveis para o nossa vida, e encontradas em cada ambiente que entra. Hoje vamos falar como surgiram e quais os benefícios das lâmpadas LED.
LED é a sigla em inglês que significa diodo emissor, ele é um dispositivo semicondutor que emite luz quando uma corrente passa por ele. Também é interessante saber que cada cor de LED tem uma especificação diferente já que cada cor é feita de um material distinto.
Existem também os LEDs que emitem luz invisível ao olho humano, neste grupo, estão os LEDs de luz ultravioleta e os LEDs infravermelhos. Este tipo de LED é o que geralmente é usado nos controles remotos.

Nossa história começa 1927 - O inventor russo Oleg Lesev observou a emissão de luz de junções de ponto de contato de carborundum, construindo o primeiro diodo emissor de luz (LED). Lesev fez a primeira pesquisa sobre LED e propôs a primeira teoria correta de como eles funcionavam e os usou em aplicações práticas, como eletroluminescência.
1952- Kurt Lehovec , Carl Accardo e Edward Jamgochian explicaram o funcionamento dos primeiros LEDs usando um aparelho que empregava cristais de carboneto de silício com uma fonte de corrente de uma bateria .
1958- Egon Loebner e Rubin Braunstein criam o primeiro LED verde Antimonídeo/Germânio mas ele não tinha luz visível e finalmente o primeiro LED com luz visível veio em 1962 com Nick Holonyak, ele desenvolveu um LED vermelho e ele é considerado por muitos o criador do LED.
1991- O engenheiro Shuji Nakamura, trabalhando na empresa Nichia, conseguiu aproveitar o trabalho de Akasaki e Amano que haviam desenvolvido um led azul de alto brilho e desenvolveu um método prático para a produção desse LED. Nesse momento estava formado o famoso led rgb, inclusive esse trio de cientistas ganhou em 2014 o PREMIO NOBEL por essa invenção. Essa descoberta também foi o inicio do estudo para o desenvolvimento do led branco, que compõe nossas lâmpadas hoje em dia.

Em 2002- FINALMENTE OS LEDs brancos para uso residencial tornam-se disponíveis comercialmente mas ainda eram muito caros, custando cerca de R$500 por lâmpada e em 2008 as luzes LED começam a se tornar populares e foram gradativamente substituindo as lâmpadas incandescentes e as lâmpadas fluorescentes
Graças a todas as pesquisas com diferentes cores das lâmpadas LED, hoje em dia, qualquer pessoa pode ir numa loja da esquina e comprar luzes LED de todas as cores, formatos e níveis de luminosidade. As suas aplicações são quase que infinitas indo desde luzes decorativas para a casa, carros, televisores ou até a iluminação das ruas.
Hoje elas consomem menos energia e tem uma vida útil superior as demais lampadas. O desenvolvimento da iluminação LED é incrível, sendo a principal forma pela qual as pessoas iluminam suas casas, escritórios, escolas e hospitais.
Comments